Estado investe 15 milhões para ampliar serviços de saúde em Itabuna‏

Hospital de Base é um dos beneficiados
Arquivo/Google

Com investimentos em torno de R$ 15 milhões por ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ampliará os serviços de saúde na região de Itabuna-Ilhéus a fim de atender uma demanda de 1 milhão de habitantes. Os contratos serão assinados neste sábado (23), às 10h, em cerimônia no município de Itabuna, Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, onde contará com a presença dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e Relações Institucionais, Josias Gomes, além de prefeitos e dos diretores dos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes, Luis Eduardo Magalhães e Maternidade Ester Gomes. Com a iniciativa, a população contará com serviços nas áreas cardiovascular, pediátrica, obstétrica e de transplante, além da abertura de 57 novos leitos.

Antes da cerimônia, às 9h, os secretários estaduais visitam a unidade móvel de atendimento odontológico (Odontomóvel), na Base Comunitária de Segurança no bairro Monte Cristo,  uma iniciativa itinerante do Governo do Estado por meio da Sesab em parceria com a Polícia Militar, cujo objetivo é ampliar e qualificar o atendimento em comunidades com carência nessa especialidade. Na próxima semana, a unidade que já realizou mais de 8 mil atendimentos em comunidades de Salvador, Vitória da Conquista e Itabuna, seguirá para Porto Seguro.

Hospital Calixto Medlej -   É  mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, entidade beneficente, sem fins lucrativos. A unidade é referência para os serviços de média e alta complexidade em oncologia, neurocirurgia, ortopedia, nefrologia, cardiologia, além de possuir serviços de laboratório, banco de sangue, patologia, hemodiálise, endoscopia, radiodiagnóstico, ressonância magnética, quimioterapia e hemodinâmica.

Hospital Manoel Novaes -  Fundado há 57 anos, também é uma instituição filantrópica, mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. É referência em atenção à saúde da mulher, criança, recém-nascido de alto risco, incluindo atendimentos de urgência, emergência e internamento. A unidade também faz parte do programa de Humanização da Assistência Pré-natal de alto risco (PHPN) e dispõe de leitos de Unidade de Terapia.

Hospital Luis Eduardo Magalhães – com 15 anos de atuação, o Hospital de Base atende urgência e emergência, além de especialidades como ortopedia, traumatologia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia vascular, psiquiatria e serviços como terapia intensiva. São atendidos pacientes de 135 municípios da região Sul e Extremo Sul da Bahia. O Hospital ainda atua na área do ensino com residentes médicos  estagiários internos de várias entidades de ensino e pesquisa.

Maternidade Ester Gomes -  Desde dezembro de 1987 que maternidade atende às gestantes de Itabuna e de mais 124 municípios da região. Instituição filantrópica, mantida pela Fundação Fernando Gomes, a unidade de saúde realiza cerca de 400 partos por mês.